21 de dezembro de 2014

10 perguntas mais frequentes numa entrevista

    Bom meninas é sempre bom estar pronta para o que der e vier, então sempre já esteja preparada para uma entrevista :

         





1. Fale sobre si. 
Pergunta praticamente obrigatória em uma entrevista. Quem irá concorrer a vaga deverá praticar uma resposta rápida e objetiva, mas que valorize seu perfil profissional.


2. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa? 
Para ganhar um pontinho com o entrevistador, saiba falar sobre a empresa na qual você está participando do processo seletivo e o motivo pela qual a interessa. Em casa, antes da entrevista, entre no site da empresa e colha o máximo de informações possíveis. 

3. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo? 
Tente aproximar os seus objetivos ao objetivo da empresa, para isso voltamos a regra anterior: Você deverá ter um conhecimento prévio da empresa contratante. Fuja das respostas clichês: "ganhar bem", "tornar-se gerente" ou "aposentar-se".

4.  O que procura num emprego? 
Não há algo padronizado. Há varias respostas que podem ser utilizadas, segue as mais comuns: Desenvolvimento profissional e pessoal, novos desafios, envolvimento, participar de projetos, contribuir para o sucesso e desenvolvimento da empresa e demais. 

5. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje? 
Com esta pergunta, revela como o candidato age em uma situação de conflito, problema ou dúvida e que seja capaz de soluciona-la. 

6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos? 
Se a sua resposta for sim, dê exemplos vivenciados em suas experiências anteriores que comprovem sua habilidade em lidar com este tipo de situação. Já se sua resposta for um "não", isso irá impactar no momento de escolha se você estará apto ou não para a vaga concorrida. 

7. Quais são as suas maiores qualidades?  
Não fale das suas qualidades pessoais, neste momento o entrevistador quer saber suas qualidades do ponto de vista profissional: pontualidade, pro atividade, responsabilidade, iniciativa, habilidade em trabalhar com pressão, competência, facilidade em cumprir prazos e metas, criatividade, persistência e etc. 

8.  E pontos negativos/defeitos? 
Apesar de estar falando de um defeito, escolha algo que não irá te prejudicar.
O segredo é pensar em algo que esteja aproximado a uma qualidade, mas em um outro ponto de vista pode parecer um "defeito". Exemplos: perfeccionismo, persistência, auto-critico ou vá na clássica "ansiedade".

9. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional? 
Não critique a empresa ou os colaboradores da mesma. Se isso acontecer, o entrevistador possivelmente pensará que você dirá a mesma coisa daquela empresa para qual você está sendo entrevistado. Para se sair bem, aponte pontos positivos, ambiente de trabalho, cultura ou normas da empresa ou até mesmo algum diferencial observado. 

10. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
Momento de "vender o seu produto". Esteja focado nas suas capacidades, valorize seu perfil profissional, revele seus pontos positivos que esteja mais alinhado a função que a empresa contratante esta procurando, diga os benefícios e lucros que você poderá oferecer a eles. Simplesmente, convença-os. 

Espero que tenha ajudado. Em um próximo post relacionado a este tema, poderei dar dicas gerais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^-^ Não agradamos a todas e estamos cientes disso!
^-^ Não comentem maus elogios , pois nos esforçamos para fazer posts!
^-^ Aqui é um blog que exigimos educação e comentários anônimos não são bem vindos , pois a maioria das pessoas que comentam em anônimo criticam o blog!

Voltem sempre!

<3 <3 Estrelas do Céu